Política

Comissão avalia dívida de Angola com Cuba

A Comissão Intergovernamental Angola-Cuba reúne hoje, em Luanda, na sua XIV sessão para fazer o balanço dos compromissos assumidos durante a reunião anterior, dos quais se destacam a renegociação e assinatura do Acordo de Usufruto Recíproco de Imóveis e a revisão sectorial dos acordos de cooperação bilateral.

Ricardo Cabrisas Ruiz esteve em Luanda em 2015 para conversações com o Governo angolano
Fotografia: ROGÉRIO TUTi | EDIÇÕES NOVEMBRO

Para participar na reunião, que começa perto do meio dia, é aguardado, ainda hoje, em Luanda, o Vice-Presidente do Conselho de Ministro de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz, que chefia a delegação cubana. A delegação angolana é liderada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso.
Durante três dias, os grupos técnicos de trabalho de Angola e de Cuba irão proceder, igualmente, à avaliação da dívida de Angola para com Cuba, a estrutura e o mecanismo de funcionamento do secretariado executivo, assim como o papel da Agência de cooperação “ANTEX”.
No último dia de trabalhos, os co-presidentes da referida comissão intergovernamental irão assinar, em nome dos respectivos países, o Processo Verbal, que vincula Angola e Cuba aos compromissos que vêm sendo assumidos ao longo desses anos, desde a criação dessa plataforma de negociação político-diplomática e científico-técnico e comercial.
Antes da cerimónia de abertura, o Vice-Presidente do Conselho de Ministros de Cuba reúne com o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto. Cerca de dez minutos mais tarde, Ricardo Cabrisas Ruiz deverá manter um encontro com o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República de Angola, Frederico Cardoso.
Amanhã, a segunda autoridade da hierarquia governativa de Cuba tem agendado encontros de trabalho com a secretária de Estado para as Finanças e Tesouro, Vera Daves de Sousa, e com o secretário de Estado do Planeamento, Manuel Neto da Costa.
Angola e Cuba mantêm relações político-diplomáticas históricas de longa data, e as relações de cooperação circunscrevem-se em vários domínios, como o militar, defesa e segurança, saúde, educação e ensino superior, petróleo e indústria.
O Vice-Presidente do Conselho de Ministros de Cuba deverá regressar ao seu país na noite de quinta-feira.

Tempo

Multimédia