Política

Comité África saúda gestão do Executivo

Edna Dala

O Comité África da Internacional Socialista manifestou satisfação pela gestão do novo governo, que está a implementar um programa ambicioso e um conjunto de prioridades que respondem às aspirações do povo angolano no âmbito de uma democracia plena.

Fotografia: Contreiras Pipas | Edições Novembro

Numa declaração apresentada no final da reunião de dois dias, realizada em Luanda, o comite saúda o compromisso do Presidente João Lourenço em representar os interesses de todos os angolanos e na construção de um país e uma sociedade de oportunidades para todos os seus cidadãos, priorizando o progresso social, a inclusão, o crescimento da economia, a luta contra a pobreza e um futuro de avanços com benefícios para todos.
Os participantes apoiam a postura do Presidente João Lourenço de reafirmar as instituições políticas e a democracia  através do fortalecimento do Estado de direito, a luta contra a corrupção e as políticas para melhorar as condições de vida de todos os angolanos.
O Comité espera manter a contribuição e o apoio do MPLA nas tarefas da Internacional Socialista a nível regional e mundial em prol da paz, da democracia e dos direitos humanos, diante dos desafios comuns daquela família política, da qual o partido governante em Angola faz parte.
O encontro felicitou igualmente o Presidente João Lourenço  pelo seu papel na gestão e iniciativa sobre a estabilidade e a segurança na região dos Grandes Lagos, na sequência do recente encontro com os chefes de Estado do Congo Brazzaville e da República Democrática do Congo, para impulsionar a realização das eleições gerais na RDC, previstas para 23 de Dezembro do próximo ano.
 
Situação regional

O Comité observou com pesar e consternação a "obstinada recusa do governo Togolês em aceitar as reivindicações legítimas do povo" e condenou o uso desproporcionado da força pelo regime.

Tempo

Multimédia