Política

Defendido uso racional de recursos financeiros

Lourenço Manuel | Menongue

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Victória Francisco da Conceição, exortou os administradores municipais a serem racionais na implementação do Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, devido à actual conjuntura económica e financeira do país.

Ministra Victória da Conceição esteve no Cuando Cubango
Fotografia: Nicolau Vasco | Edições Novembro | Menongue


Victória da Conceição falava no encerramento do primeiro seminário de disseminação e orientação metodológica do Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), apontou a falta de recursos financeiros como um dos grandes desafios para a concretização do plano.
“Temos consciência de que a reduzida liquidez financeira que caracteriza o país, que se reflecte igualmente nos municípios, constitui um grande desafio para os administradores municipais na gestão dos parcos recursos a serem disponibilizados pelo Executivo”, disse a ministra que apelou à observância estrita das orientações constantes no PIDLCP.
Um outro desafio, referiu, consubstancia-se no défice de recursos humanos que ainda é um facto a nível das administrações. Nesta senda, afirmou que a melhor forma de suprir o problema é através da capacitação e superação periódica dos executantes, sem perder de vista o acompanhamento e monitorização da execução do PIDLCP.
O referido plano é um instrumento do Executivo, cujo objectivo é combater as assimetrias locais e a pobreza extrema no seio das comunidades. É de iniciativa presidencial e a sua supervisão cabe ao Presidente da República e Titular do Poder Executivo, através dos órgãos de apoio, nomeadamente, o gabinete do ministro de Estado para o Desenvolvimento Económico e Social, secretarias para os assuntos produtivos, sociais, religiosos e locais.
Além das comunidades rurais, disse, o PIDLCP tem também um mecanismo específico para a conclusão da integração dos 80.537 ex-militares em todo o país.

Tempo

Multimédia