Política

Deputado defende melhores políticas para a agricultura

O deputado Sampaio Mucanda sugeriu, no sábado, no município da Matala, província da Huíla, a elaboração de políticas estruturantes que melhorem o aproveitamento dos recursos hídricos para a agricultura, para se acabar com a fome nas províncias do Cunene, Namibe e Huíla.

Fotografia: DR

Em declarações à Angop, no quadro de uma visita que efectua ao município da Matala, o deputado pelo grupo parlamentar da CASA-CE considerou haver falta de estratégias da parte do Executivo para acabar com a fome e a pobreza no sul do país.
Sampaio Mucanda, eleito pelo círculo provincial do Namibe, disse que o rio Cunene, por exemplo, devia ser melhor aproveitado para a prática da agricultura.
Propõe acções de educação e formação da população sobre as técnicas agrícolas para tirar maiores rendimentos da terra.
O deputado defendeu ainda projectos concretos nas áreas da agro-indústria, irrigação, crédito ao pequeno agricultor, infra-estruturas de apoio à produção e de comunicação, com o apoio dos bancos e os empresários com capacidade financeira.
Antes da Huíla, o deputado visitou as províncias do Cunene e do Namibe.
A CASA-CE é a terceira maior força política representada na Assembleia Nacional, depois do MPLA e da UNITA. Fruto das eleições gerais de 2017, a coligação liderada por Abel Chivukuvuku ocupa 16 dos 220 assentos do Parlamento, contra 150 do MPLA, 51 da UNITA, dois do PRS e um da FNLA. A CASA-CE, que vive actualmente uma crise no seio da sua liderança, foi fundada em Abril de 2012, antes das eleições gerais do mesmo ano.

Tempo

Multimédia