Política

Deputados definem os desafios sobre o intercâmbio económico

Adelina Inácio

O presidente da Assembleia Nacional da Namíbia, Peter katjavivy, defendeu ontem, em Luanda, que os parlamentos de Angola e da Namíbia devem trabalhar no sentido de identificarem áreas que reforcem e facilitem a integração económica entre os dois países.

 

Fotografia: Jaimagens

Peter Katjavivy disse à imprensa no final do encontro  com o presidente da Assembleia Nacional e presidente do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que  os parlamentos desempenham um papel importante na comunicação e facilidades no movimento das pessoas  entre Angola e Namíbia e vice-versa.
O presidente da Assembleia da Namíbia citou, como bom  exemplo de integração, a União Europeia que em sua opinião, desempenhou um papel importante nas fronteiras, para a facilitação e circulação de pessoas e bens de um e do outro lado.
Peter Katjavivy defende também que Angola e Namíbia devem identificar os elementos importantes na cooperação, para que  os dois países possam fortificar cada vez mais a parceria.
A transformação do Fórum Parlamentar da SADC em Parlamento regional, o movimento económico e a reunião da comissão executiva do Fórum Parlamentar da SADC  também dominaram o encontro.
 O presidente da Assembleia Nacional da Namíbia falou do tema do Fórum Parlamentar da SADC “Aprofundar a integração económica da SADC, através da Industrialização - O papel dos Parlamentos”,  que visa sobretudo, reforçar as  capacidades dos Parlamentos e  concretizar a ideia igualmente em Parlamento regional e da integração económica do continente. Peter Katjavivy lembrou, que o presidente da Assembleia Nacional de Angola é o  presidente do Fórum Parlamentar da SADC , por isso,partilharam  informações de  interesses do órgão.
Antes do encontro com o seu homologo da Namíbia, Fernando da Piedade Dias dos Santos, na qualidade de presidente  Fórum Parlamentar da SADC, orientou uma  reunião que visou preparar os documentos e programas para as próximasreuniões da comissão executiva da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC.
Fernando da Piedade Dias dos Santos aproveitou a oportunidade, para felicitou a nova presidente do Grupo Regional de Mulheres Parlamentares, MatsepoMolise Ramakoae , do Lesoto, que substitui  Jessie Kabwila, do Malawi.

Tempo

Multimédia