Política

Diplomatas abordam intercâmbio

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, aborda amanhã com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, as relações de cooperação entre Angola e os Estados Unidos, soube o Jornal de Angola de fonte oficiosa.

Manuel Augusto e Mike Pompeo têm encontro hoje

O encontro acontece no quadro das conversações entre representantes dos dois países, na edição da “The New Angola: A conversation with Foreign Minister Manuel Augusto”, que acontece amanhã, em Washington (capital dos Estados Unidos), na sede do Atlantic Council. O encontro, que começa às 16h30 e termina às 18h (horas locais), é uma parceria com a “The Atlantic Council”. O debate vai ser moderado por Aubrey Hruby, membro sénior do Africa Center do Atlantic Council. Maria da Cruz, presidente da Câmara de Comércio Estados Unidos - Angola, faz o discurso de boas-vindas.
Na nota de apresentação do encontro, a organização dá conta que Angola, que viveu um período longo de guerra civil, beneficiou de um crescimento rápido dos preços no mercado do petróleo, mas com contradições no crescimento interno. />A organização sublinha que Angola é a terceira maior economia da África subsaariana e o segundo maior produtor de petróleo do continente. Indica que muitos angolanos têm um rendimento diário de menos de dois dólares e os indicadores sociais, desde a educação ao custo de vida, são baixos.
“Quando o Presidente João Lourenço foi eleito, muita gente rejubilou com as promessas de uma nova Angola. Desde então, o seu Governo leva a cabo acções contra o cancro da corrupção para melhorar o ambiente de negócios e diversificar a economia, reduzindo a dependência do país aos lucros do petróleo”, indica o documento da organização do evento. “Mas, para traduzir este progresso, Angola precisa atrair investidores estrangeiros em sectores além do petróleo”, refere a nota de apresentação.

Tempo

Multimédia