Política

Embaixada de Angola em Portugal homenageia Agostinho Neto

O embaixador Carlos Alberto Fonseca, acompanhado por Maria Eugénia Neto, viúva do primeiro Presidente de Angola, depositou, ontem, uma coroa de flores no busto de Agostinho Neto que se encontra nas instalações da Embaixada de Angola, naquele que foi o início das actividades que assinalam, naquele país, o Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional.

Embaixador Carlos Alberto Fonseca, acompanhado por Maria Eugénia Neto, viúva do primeiro Presidente de Angola
Fotografia: DR

Tratou-se de uma cerimónia meramente simbólica, na qual apenas participaram três diplomatas de Angola acreditados em Portugal, tendo em conta as medidas sanitárias de restrição impostas pelas autoridades sanitárias lusas, tendo em conta o recente agravamento da pandemia de Covid-19 no país.

Ainda ontem, ao fim da manhã, o site da Embaixada de Angola em Portugal, através do endereço www.embaixadadeangola.pt, passou a ter uma exposição virtual, com o nome de “Dr. António Agostinho Neto – Memórias Fotográficas”.

Trata-se de uma exposição composta por 57 fotografias que, de alguma forma, pretendem reflectir aquilo que foi a vida e a obra de Agostinho Neto e é enquadrada por uma breve alocução em vídeo feita pelo embaixador Carlos Alberto Fonseca.

Ainda inserido no programa das comemorações do Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, decorre hoje, a partir das 16 horas, uma conferência virtual transmitida através do aplicativo “Zoom”, denominada “A Consciência nacionalista an-golana na poesia de Agostinho Neto”, na qual participarão dez personalidades, nacionais e estrangeiras. Para assistir à conferência, basta colocar o ID 297 161 6479 seguido da palavra-passe kilamba.

Tempo

Multimédia