Política

Embaixador conclui missão diplomática

O embaixador da Coreia do Norte em Angola, Kim Hyon Il, foi ontem ao Palácio da Cidade Alta apresentar cumprimentos de despedida ao Presidente da República, João Lourenço.

Diplomata despediu-se ontem do Presidente da República
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

Em fim de missão, o diplomata norte-coreano teve uma breve conversa com o Chefe de Estado angolano, na sala de audiências do Palácio Presidencial.
À saída da audiência com João Lourenço, o embaixador não prestou declarações à imprensa.
As relações históricas de cooperação económica entre os dois países tiveram início em Maio de 1977, com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnica. O acordo foi assinado na altura em que o primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, visitou oficialmente a República Popular Democrática da Coreia.
A República Popular Democrática da Coreia foi fundada a 9 de Setembro de 1948, pelo líder histórico Kim Il Sung, que dirigiu a luta armada anti-japonesa durante mais de 20 anos. Com a capital em Pyongyang, o país asiático ocupa a metade norte da Península da Coreia, fazendo fronteira a norte com a China e com a Rússia, a leste com o mar do Leste (Mar do Japão), a oeste com a Baía da Coreia e a sul com a Coreia do Sul.

Tempo

Multimédia