Política

Estrangeiros são detidos por violarem lei angolana

A Polícia de Guarda Fronteiras na província do Zaire deteve 179 cidadãos estrangeiros da República Democrática do Congo (RDC) por tentativa de violação do perímetro fronteiriço que separa esta parcela do território nacional com a região do Congo Central.

Polícia de Guarda Fronteira aperta o cerco à entrada ilegal
Fotografia: Benjamin Cândido | Edições Novembro

De acordo com uma nota do comando provincial do Zaire da Polícia Nacional, comparativamente à semana passada verificou-se um aumento de 45 cidadãos estrangeiros detidos pelas forças de guarda fronteira na região. De acordo com o documento, a situação operativa ao longo da fronteira, nos últimos sete dias, é calma, apesar do registo de 54 casos de violação (mais 12), dos quais 45 por entrada ilegal, sete por contrabando de combustível e dois por fuga ao fisco.
No quadro das acções de controlo e fiscalização de estrangeiros em situação migratória ilegal, o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) interpelou e deteve 257 cidadãos, por entrada e permanência ilegal no território nacional. Em relação à semana anterior, houve um aumento de 97 estrangeiros interpelados pelas autoridades migratórias locais.

Tempo

Multimédia