Política

EUA apoiam combate ao tráfico humano

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Os Estados Unidos da América estão a trabalhar em parceria com as autoridades angolanas para o reforço do combate ao tráfico de seres humanos no país, disse na segunda-feira, em Ondjiva, a adida Política da Embaixada daquele país, Karen Gilbride.

Fotografia: DR

A diplomata falava num encontro com representantes da Procuradoria-Geral da República, da Delegação da Justiça e dos Direitos Humanos, dos Gabinetes de Acção Social, Família e Igualdade de Género, dos Serviços de Investigação Criminal(SIC) e Migração e Estrangeiros (SME) e do Instituto Nacional da Criança (INAC).
A Embaixada, acrescentou, tem estado a fazer esforços para desencorajar o tráfico de pessoas, que depois são submetidas a trabalhos forçados. Karen Gilbride referiu que os Estados Unidos têm um diálogo permanente e forte com o Governo angolano na área de Direitos Humanos, fundamentalmente, na questão do combate ao tráfico de seres humanos.
A alta funcionária da Em-baixada dos EUA em Angola explicou que o tráfico de seres humanos é um fenómeno mundial que afecta milhões de pessoas submetidas a trabalhos forçados para gerar lucros aos grupos exploradores.
O tráfico de seres humanos, salientou Karen Gilbride, afecta países ricos e pobres e é uma ameaça à estabilidade social e às respectivas economias.

 

 

Tempo

Multimédia