Política

EUA elogiam avanços de Angola no respeito pelos direitos humanos

O Governo norte-americano enalteceu hoje os passos dados por Angola no respeito pelos direitos humanos, como a descriminalização da homossexualidade, considerando que esses passos podem "ter efeitos positivos" na região.

Fotografia: DR

A posição foi hoje transmitida pelo subsecretário de Estado do Gabinete de Democracia, Direitos Humanos e Trabalho norte-americano, Scott Busby, na abertura do II Diálogo Estratégico em Matéria de Direitos Humanos com o Governo angolano, representado pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola.

“Ficámos muito impressionados com os passos tomados pelo país na melhoria do ambiente de negócios, incluindo a luta contra a corrupção, o encorajamento da liberdade de expressão, a proibição de discriminação com base na orientação sexual e na descriminalização da conduta sexual de indivíduos do mesmo sexo”, disse Scott Busby.

O dirigente norte-americano disse que Angola neste último tópico está a liderar em África a evolução alcançada neste aspeto, solicitando ao Governo angolano que partilhe a sua visão com os restantes países africanos.

Tempo

Multimédia