Política

Eustáquio Quibato trabalha em Abuja

O novo embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na Nigéria, Eustáquio Quibato, foi ontem acreditado, em Abuja, pelo Presidente Goodluck Jonathan.

O diplomata, após a acreditação, lembrou as excelentes relações entre Angola e a Nigéria e prometeu trabalhar para o seu estreitamento.
O embaixador agradeceu ao Presidente Goodeluck Jonathan “o apoio incondicional” da Nigéria na eleição de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O embaixador Eustáquio Quibato, nomeado em finais de Setembro, substitui Evaristo Kimba, que faleceu em 2010.
Desde então, a representação diplomática esteve sob responsabilidade dos ministros conselheiros Osvaldino Contreiras e Evaristo Dias da Silva.
A Nigéria é uma República constitucional federal que compreende 36 estados e a capital Federal é a cidade de  Abuja. O país está localizado na África Ocidental e compartilha fronteiras terrestres com o Benin a oeste, Chade e Camarões a leste e com o Níger no norte. O país tornou-se independente da Grã-Bretanha em 1960,
Com quase 200 milhões de habitantes, a Nigéria é o país mais populoso de África e o sétimo mais populoso do mundo. O país é habitada por mais de 500 grupos étnicos, dos quais se destacam os hauçás, os igbos e os iorubás. A maioria da população do norte do país é muçulmana e do sul é cristã.

Tempo

Multimédia