Política

Ex-ministra portuguesa elogia sistema de vistos

A ex-ministra da Administração Interna de Portugal, Constança Urbano de Sousa, teceu largos elogios ao sistema de solicitação de vistos de turismo via online, implementado pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) de Angola.

Fotografia: DR

Segundo uma nota do SME enviada ontem ao Jornal de Angola, a jurista e especialista em matéria migratória falava em Lisboa, no âmbito do 1º curso de pós-graduação em Direito das Migrações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizado recentemente na capital lusa, de que foi coordenadora.
Na ocasião, Constança Urbano de Sousa considerou o sistema usado em Angola como um “mecanismo inovador”, que ainda não é utilizado por muitos países do mundo, nem mesmo no espaço da União Europeia.
“O novo regime de concessão de visto de turismo e o sistema de solicitação online, implementado em Angola, é um excelente exemplo de simplificação administrativa, pois, utilizando todas as potencialidades das novas tecnologias, permite, de forma simples, desburocratizada e amiga do utilizador, o necessário visto para entrar no território angolano”, sustentou.
A ex-ministra portuguesa afirmou ainda que o novo regime promove a mobilidade, tão cara no mundo global, ao mesmo tempo que permite garantir a segurança e a função estadual de controlo de movimentos de pessoas, conciliando assim dois interesses essenciais: a circulação de pessoas e a segurança.
Constança Urbano de Sousa concluiu que o sistema de solicitação de visto de turismo via online, implementado pelo SME, “é, sem dúvidas, um exemplo inovador que Angola dá de conciliação da liberdade com a segurança, a seguir na definição de uma política de vistos moderna.”
O sítio na Internet criado pelas autoridades migratórias nacionais a partir do qual qualquer cidadão estrangeiro pode solicitar o visto de turismo via online é www.smevisa.gov.ao.

Tempo

Multimédia