Política

Georges Chikoti reúne com dirigente da Francofonia

O embaixador de Angola na Bélgica, Georges Chikoti, manteve, ontem, em Bruxelas,um encontro com o representante da Organização Internacional da Francofonia junto da União Europeia, do Conselho Europeu e do Secretariado do Grupo de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP).

Georges Chikoti chefia missão diplomática em Bruxelas
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

Segundo a Angop, os interlocutores trocaram pontos de vista sobre questões de actualidade internacional, bem como o estado das relações de cooperação entre a Organização Internacional da Francofonia (OIF), a União Europeia (UE), União Africana (UA) e o grupo de Estados ACP.
Georges Chikoti é o candidato, pela África Austral, ao cargo de secretário-geral do Grupo ACP, cuja pré-candidatura aconteceu a 12 de Setembro, durante a 10ª Reunião Ministerial da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada em Gaberone, Botswana. A fase final dessa eleição está agendada para o mês em curso e Dezembro próximo, em Nairobi, Quénia.
Os ACP são uma associação de 79 países de África, Caraíbas e Pacífico, formada para coordenar, inicialmente, actividades da Convenção de Lomé (Togo), datada de 1975, substituída, a 22 de Junho de 2000, pelo Acordo de Cotonou (Benin), e de que são signatários todos os Estados dessas regiões, à excepção de Cuba.
O Acordo de Cotonou irá regulamentar a relação ACP-UE, pelo menos, até 2020 e envolve mais de 100 Estados, dos quais 28 da UE e 79 ACP.
Actualmente, com 57 Estados-membros e 20 observadores, a OIF é uma organização internacional que congrega países nos quais a língua francesa é oficial ou tem estatuto privilegiado.
Antigo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, foi nomeado embaixador no Reino da Bélgica, em Fevereiro de 2018.

Tempo

Multimédia