Política

Ghana solicitou apoio para cargo internacional

O Ghana solicitou ontem a Angola apoio à candidatura do ghanense Edward Kwakwa ao cargo de Director Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.

Secretário de Estado Domingos Vieira Lopes recebeu enviado do Ghana
Fotografia: DR


O apoio foi solicitado numa audiência que o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas e ministro em Exercício, Domingos Vieira Lopes, concedeu ao enviado especial do ministro do De-senvolvimento de Caminhos-de-Ferro do Ghana, Joe Ghar-
tey, que se encontra no país desde quarta-feira.
Em Agosto de 2019, o Presidente do Ghana, Nana Akufo-Addo, efectuou uma visita oficial a Angola de 48 horas, no quadro do reforço da cooperação política, económica e diplomática entre os dois países. Na ocasião, o estadista ganense presidiu, com o ho-mólogo João Lourenço, as conversações oficiais entre as duas delegações, durante as quais afirmou que o seu país “está pronto para criar parcerias bilaterais e intensificar a cooperação”.
Na mesma intervenção, Nana Akufo-Addo disse pretender reforçar o processo de integração continental, relativo à Zona de Livre Comércio, lançada em 2018. Quanto à vertente política, diplomática e económica, o Presidente do Ghana considerou que, desde que foram estabelecidas as relações diplomáticas entre Angola e o Ghana, em 1976, pouco foi feito para reforçar os laços entre as duas nações.
Sugeriu uma nova cooperação com Angola voltada para os sectores da agricultura, educação, infra-estruturas, energia, ciência e tec-
nologia, petróleo, gás e coordenação na exploração dos recursos naturais.

Tempo

Multimédia