Política

Grupo socialista saúda o Presidente

Kumuênho da Rosa

O secretário-geral da Internacional Socialista (IS), Luiz Ayala felicitou ontem João Lourenço e o MPLA pela vitória “clara e inequívoca” nas eleições gerais de 23 de Agosto.

Luiz Ayala felicitou o MPLA pela vitória clara
Fotografia: Rogério Tuti | Edições Novembro


O chileno esteve na sede do MPLA onde foi recebido em audiência pelo novo Presidente da República, João Lourenço, a quem felicitou  pela forma “ordeira e harmoniosa” como decorreram as eleições, e falou sobre os desafios da família socialista. “Tivemos a oportunidade de conhecer o Presidente João Lourenço há já vários anos e como família política, estamos muito satisfeitos com a chegada dele à mais alta magistratura da nação”, disse Luis Ayala.
O secretário-geral da IS referiu-se à mensagem progressista, mobilizadora e de forte apelo à inclusão, contida no discurso proferido por João Lourenço na cerimónia de investidura como Presidente da República. “É uma mensagem que eleva os valores sociais mais nobres deste povo, a democracia, a solidariedade, emprego e inclusão social, convocando ainda todas as forças políticas a trabalhar pela felicidade e o bem-estar do povo, e isso deixa-nos muito contentes”.
O secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, destacou o simbolismo do encontro entre João Lourenço e Luís Ayala, numa altura em que se dá início a uma nova legislatura.
Dino Matrosse, que é um dos vice-presidentes da Internacional Socialista, falou da importância desta organização, que é, como referiu, “das poucas fora do sistema das nações unidas, que se reúne em Nova Iorque por altura da assembleia-geral da ONU, aproveitando a presença dos líderes mundiais, na sua maioria pertencentes à mesma família política”. A Internacional Socialista é uma organização internacional que busca a divulgação e implementação do socialismo democrático através da união de partidos políticos social-democratas, socialistas e trabalhistas. Actualmente com 160 partidos de mais de 100 países do globo, a IS foi fundada em 1951 com a denominação Internacional Operária e Socialista, sendo uma das maiores organizações partidárias em actividade.

Tempo

Multimédia