Helicópteros apoiam registo

Weza Pascoal | Rivungo
20 de Março, 2017

Fotografia: Nicolau Vasco | Edições Novembro

O processo de registo eleitoral no Cuando Cubango tornou-se mais célere com o apoio de quatro helicópteros, dois das Forças Armadas Angolanas e igual número da Polícia Nacional, informou ontem o director provincial dos Registos, José Martins.

De acordo com o director, até ao momento mais de 142 mil cidadãos já foram registados e actualizaram os seus dados eleitorais durante a primeira e a segunda fase do registo eleitoral.
O processo tem duas vertentes, sendo que a primeira consiste em colocar os brigadistas no terreno para a recolha de dados e a segunda fazer a actualização e a entrega da segunda via do cartão por se ter extraviado ou estar danificado.
As condições técnicas, de transporte e de logística estão asseguradas, garantiu, acrescentando que os brigadistas que actuam no interior dos municípios farão a entrega dos cartões aos titulares com a ajuda de helicópteros.
José Martins anunciou a conclusão do processo de registo eleitoral na localidade do Vintawa, município do Rivungo, com a entrega dos cartões a todos os cidadãos em idade eleitoral.
Na referida localidade, que dista cerca de 70 quilómetros da Jamba, foram registados dezenas de cidadãos que estão prontos para votar nas eleições gerais. Neste momento está a decorrer o processo de desdobramento dos brigadistas com meios aéreos em 19 localidades para a recolha de dados e atribuição dos cartões eleitorais, faltando apenas atingir duas zonas da comuna do Luiana, na província do Cuando Cubango, que totalizam 21 localidades de difícil acesso.
O trabalho dos agentes de educação cívica está em curso, destacou José Martins. “Contamos igualmente com o apoio da sociedade civil e, fruto disto, nos últimos dias tem-se registado uma grande movimentação da população nos pontos de registo, tendo em conta que o processo termina já no próximo dia 31 de Março”, disse.

capa do dia

Get Adobe Flash player



ARTIGOS

MULTIMÉDIA