Política

Institutos fomentam negócios da juventude

Victorino Joaquim

Um protocolo de cooperação destinado a fomentar o empreendedorismo foi assinado ontem, em Luanda, entre os institutos Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e Angolano da Juventude (IAJ), estabelecendo uma operação inicial de formação de mil jovens por município em matéria de empreendedorismo qualificado.

Fotografia: DR

Subscrito pelo presidente do Conselho de Administração do INAPEM e o director-geral do IAJ, Arnito Agostinho e Jofre dos Santos, o Programa de Apoio e Orientação Económica foi assinado num encontro que reuniu empreendedores e responsáveis de cooperativas, para assinalar o 12 de Agosto, Dia Internacional da Juventude.
O programa que inclui, além das acções formativas, componentes de consultoria e financiamento de projectos, a disseminação de informação sobre oportunidades de negócio, é uma parceria entre os ministérios da Juventude e Desportos e da Economia e Planeamento, liderada pelo INAPEM e o IAJ.

A ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento, lembrou, ao discursar no acto, que a Politica Nacional da Juventude tem como eixo prioritário o acesso à formação profissional, emprego e empreendedorismo.
“É fundamental orientar os jovens e acompanhá-los, no sentido de prevenir falências prematuras das empresas, potenciando-os em matéria de gestão”, afirmou a ministra, secundada pelo director-geral do IAJ, que apontou como componentes importantes do protocolo, a formação, promoção e gestão, a celeração e encubação de negócios.

Tempo

Multimédia