Política

Isaías Samakuva pede a participação de todos

O presidente da UNITA de-fendeu quarta-feira, em Viana, Luanda, a participação de todos os angolanos nas eleições autárquicas marcadas para 2020.

Fotografia: Jaimagens | Ediçõs Novembro

Para Isaías Samakuva, o que está em causa não é o número de municípios nos quais se vão realizar as eleições autárquicas, mas o di-reito de todos os angolanos participarem nas mesmas. No discurso de encerramento de um seminário sobre au-tarquias, o líder do maior partido da oposição defendeu, à semelhança do Executivo, que ninguém deve governar o território de uma autarquia sem ser eleito pelo povo.
Quanto ao seminário, informou que o objectivo principal foi consolidar os conhecimentos sobre o princípio da autonomia local, como alicerce estrutural das autarquias, no sistema constitucional angolano. “Fizemos esta consolidação através do estudo comparativo do princípio da autonomia local no sistema constitucional espanhol e o contributo social das comunidades”, realçou.
Segundo o líder da UNITA, o mesmo exercício já tinha sido feito à luz da experiência sul-africana e cabo-verdiana. Durante o seminário, com a duração de três dias, foram clarificadas dúvidas relativas às orientações metodológicas sobre o perfil do candidato à autarca pelas listas da UNITA e sobre o processo de selecção destes nas comunidades.
Durante o seminário sobre autarquias, que teve como prelectores especialistas espanhóis, analisou-se a estrutura do Estado espanhol, orientações metodológicas e autonomia local.

Tempo

Multimédia