João Lourenço encontram-se com Marcelo de Sousa em Roma
Os Presidentes de Angola, João Lourenço, e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, encontraram-se segunda-feira, em Roma, Itália, durante cerca de uma hora, informou a imprensa portuguesa.
Presidente da República, João Lourenço, encontra-se com homólogo de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa Fotografia: DR
Segundo os jornais portugueses, o encontro entre os dois Estadistas aconteceu depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter discursado numa recepção à comunidade lusa em Itália, na residência do embaixador de Portugal em Roma, Pedro Nuno Bártolo. “Vim dar-lhe um abraço. Ele está de visita ao Vaticano, eu estou de visita à Itália”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas portugueses. O Presidente João Lourenço iniciou ontem uma visita oficial ao Vaticano, a convite do Papa Francisco, com quem se reuniu no mesmo dia. Por sua vez, o Chefe de Estado português chegou segunda-feira à tarde a Roma, para uma visita de Estado. Ontem foi recebido pelo homólogo italiano, Sergio Mattarella, e pelo Primeiro-Ministro de Itália, Giuseppe Conte.
Novo encontro Marcelo Rebelo de Sousa admitiu ontem a possibilidade de se encontrar novamente, em breve, com o Presidente João Lourenço, numa posse presidencial num país lusófono, podendo nessa ocasião passar por Angola. Segundo a Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas, em Roma, questionado sobre o encontro que teve na segunda-feira
à noite com João Lourenço, que também se encontra na capital italiana. Questionado se ficou acertada entre ambos alguma visita, Marcelo Rebelo de Sousa fez uma pausa e depois respondeu: “Nós teremos brevemente oportunidade de ter posses de presidentes eleitos em países de língua portuguesa. E aí provavelmente nos encontraremos. E pode ser que na ida para uma dessas posses haja a oportunidade de passar por Luanda”. No espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizaram-se, no mês passado, eleições em Moçambique, nas quais Filipe Nyusi foi reeleito Presidente. Os resultados finais estão em processo de validação e prevê-se que a tomada de posse se realize até ao final deste ano. Na Guiné-Bissau, haverá também em breve uma posse presidencial, previsivelmente no início do próximo ano, na sequência das eleições presidenciais do final deste mês e da validação dos respectivos resultados. A primeira volta dessas eleições está marcada para 24 de Novembro e a segunda volta, caso seja necessária, para 29 de Dezembro.