Política

Mais de 800 projectos do PIIM em execução no país

Adelina Inácio

Ao todo, 816 projectos inscritos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) começaram a ser executados no período entre 20 de Junho e 25 de Julho, revelou,neste sábado, ao Jornal de Angola, a secretária de Estado para a Administração do Território.

Secretária de Estado para a Administração do Território,Laurinda Cardoso.
Fotografia: Edições Novembro| Arquivo

Laurinda Cardoso, que coordena o grupo técnico para a implementação do PIIM, acrescentou que, com a execução destes projectos, já foram gastos cerca de 38,1 mil milhões de kwanzas, no âmbito do PIIM. Luanda, com 84, Uíge, 60 e Huíla, 46 lideram a lista das províncias com maior número de projectos em execução.

A secretária de Estado afirmou que registam-se, neste momento, mais de 800 projectos em execução em todo país, “todos com quotas financeiras atribuídas e pagas”, garantiu. Laurinda Cardoso salientou que, em nove meses de execução directa dos projectos, observa-se uma ininterrupta evolução, não obstante as limitações dos últimos meses, com a observância do Estado de Emergência e agora a Situação de Calamidade Pública.

“Este ano começou desafiante para o progresso de implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios, com o envolvimento directo de todos os participantes, tanto a nível central, como local”, disse.Laurinda Cardoso ressaltou que, no âmbito do PIIM, estão a ser implementados 577 projectos referentes à construção e reabilitação de escolas, das quais 323 já se encontram em execução.

A secretária de Estado informou que, no início do próximo ano lectivo, o sistema de ensino poderá contar com cerca de cinco mil novas salas de aula, um investimento de mais de oito mil kwanzas, no âmbito do PIIM. Laurinda Cardoso lembrou que o Orçamento Geral do Estado Revisto do ano em curso já evidencia maior preocupação do Executivo com o sector social, em particular com a Educação.

Na província de Luanda, destacou a conclusão, no município de Belas, de três projectos na área da Saúde, dos quais se destaca a construção e apetrechamento dos centros de Saúde do Bita Tanque e do Quenguela.

Tempo

Multimédia