Política

México quer fortalecer a concertação

O ministro das Relações Exteriores dos Estados Unidos Mexicanos, Luis Videgaray Caso, manifestou na segunda-feira a disposição do Governo do seu país de continuar a fortalecer o diálogo político, a cooperação e os laços de amizade com Angola.

Luis Videgary enviou mensagem a Manuel Augusto
Fotografia: Pedro Pardo | AFP


Numa mensagem enviada à Embaixada de Angola no México, Luis Videgaray Caso felicita o seu homólogo angolano, Manuel Domingos Augusto, pela sua recente nomeação para o cargo.
Manuel Augusto ascendeu ao cargo de ministro das Relações Exteriores de Angola em Setembro deste ano, na sequência das quartas eleições gerais angolanas. Até à sua nomeação para o cargo, Manuel Augusto, 60 anos, exercia a função de secretário de Estado do mesmo pelouro.  Em Dezembro de 2015,  os dois países assinaram um acordo de cooperação no domínio educativo, cultural e técnico, que entre outros aspectos favorece o intercâmbio nos sectores da saúde, desenvolvimento social e tecnologia de informação.
O acordo geral entre os dois países tem como objectivo promover o desenvolvimento das relações de cooperação entre as partes no domínio educativo, cultural e técnico, dentro das suas capacidades, recursos e disponibilidades orçamentais.
As partes decidiram então  promover a cooperação entre as suas instituições educativas de todos os tipos, níveis e modalidades, garantindo os critérios básicos de qualidade de acordo com os seus fins e atribuições, além de melhorar e aumentar o nível de conhecimento da história, da geografia e cultura em geral de ambos os Estados, nas suas instituições educativas e culturais.
O acordo estabelece ainda o enriquecimento das suas experiências em matéria de património cultural, artes visuais e cénicas, música, literatura, arquivos, bibliotecas, museus, rádio, televisão e cinematografia, além de trocas de informações em matéria dos direitos de autor e direitos conexos, com o objectivo de conhecer os respectivos sistemas nacionais nessas áreas, entre outras.

Tempo

Multimédia