Política

Milhares de quilómetros reabilitados até 2022

O Executivo perspectiva reabilitar 8.183 quilómetros de estradas até ao ano 2022, informou o director nacional do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério da Construção e Obras Públicas, Carlos Santos.

Reabilitação inclui estradas primárias e secundárias do país
Fotografia: João Gomes | Edições Novembro

Falando no acto de apresentação da proposta do plano quinquenal de intervenções 2018/2022, o director nacional do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística referiu que quatro mil quilómetros são vias primárias e os restantes 4.183 são secundárias.
O sector prevê ainda a construção e requalificação de infra-estruturas de apoio para o desenvolvimento económico e social do país.
Constam igualmente do plano quinquenal de intervenções do Ministério a construção e requalificação de edifícios públicos e monumentos, bem como a recuperação de infra-estruturas integradas de várias cidades.
O ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, reiterou o compromisso do Governo em continuar a investir na recuperação, construção, modernização e manutenção das infra-estruturas rodoviárias e públicas, contribuindo para a promoção do bem-estar das populações.
Segundo o ministro, com a apresentação da proposta de projectos a inserir nos programas de investimentos públicos até 2022, pretende-se que a análise e discussão da mesma seja realizado neste formato nos anos seguintes, para que se possa fazer os devidos ajustes e correcções, considerando que haverá sempre restrições na ordem orçamental.
O plano quinquenal de intervenção 2018/2022 do Ministério da Construção e Obras Públicas foi discutido pelos representantes dos ministérios da Administração do Território e Reforma do Estado, Ordenamento do Território e Urbanismo, Transportes, Energia e Águas, vice-governadores para o sector técnico e infra-estruturas, directores provinciais, nacionais e dos institutos tutelados.

Tempo

Multimédia