Política

Militares exortados ao patriótismo

Sampaio Júnior | Catumbela

O ministro da Defesa Nacional, Salviano de Jesus Sequeira “Kianda”, exortou os membros da Força Aérea Nacional (FAN) a continuarem firmes na observância dos valores como o patriotismo, a disciplina, lealdade, honra, integridade e coragem.

Fotografia: DR

Numa mensagem de felicitações por ocasião do 44º aniversário da FAN, assinalado ontem, Salviano de Jesus Sequeira acrescentou que aqueles são os pressupostos que conduzem à edificação de um espírito de corpo fundamental para a coesão e para o reforço das responsabilidades intrínsecas e indispensáveis ao cumprimento da sua nobre missão de defesa e preservação do espaço aéreo nacional.

Segundo o ministro, a comemoração da efeméride acontece numa altura em que a FAN regista um visível desenvolvimento nos múltiplos aspectos, à luz do processo de reestruturação das Forças Armadas Angolanas (FAA). Tal desenvolvimento, disse, tem a ver com o incremento do aparato técnico com a aquisição de novas aeronaves de transporte, de reconhecimento e de combate, a modernização dos sistemas de radares e de telecomunicações, a formação e o aperfeiçoamento dos quadros e especialistas dentro e fora do país, o que, na sua óptica, contribuirá para elevar o nível de organização e capacidade operacional daquele ramo das FAA.

Novos técnicos superiores
A Academia da Força Aérea, no município da Catumbela, em Benguela, encerrou, ontem, o primeiro curso de licenciatura em ciências aeronáuticas. No total, foram formados 19 técnicos superiores nas especialidades de Defesas anti-aérea, Comando táctico e Administração.
O comandante da Força Aérea Nacional, general Altino Carlos dos Santos, defendeu uma melhor aposta no conhecimento, para que todo o sistema operacional deste ramo das FAA seja dinâmico. O general disse contar com os recém-formados na Academia da Catumbela, para um funcionamento mais eficaz da FAN.
“Queremos contar com estes licenciados para servirem de sustento para o crescimento e desenvolvimento da Força Aérea”, afirmou Altino dos Santos.
O chefe do Estado-Maior das FAA, general Egídio Sousa e Santos, reconheceu que a FAN tem sabido cumprir com zelo as diversas missões de Estado, no apoio às populações.

Tempo

Multimédia