Política

MINEA está a reabilitar todos sistemas de água

O Ministério da Energia e Águas (Minea) está a trabalhar na reabilitação e expansão dos sistemas de abastecimento de água das 18 províncias, indica um programa que retrata a situação do sector citado pela Angop.

Ministro da Energia e Águas João Baptista Borges
Fotografia: Rafael Tati | Edições Novembro

O programa, que apresenta os valores financeiros dos projectos inscritos no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2019, precisa o ponto de situação de cada projecto a nível das províncias.
Para a província do Cuan- do Cubango, por exemplo, prevê-se a reabilitação e ex- pansão do sistema de abastecimento de água do Cuchi, no município com o mesmo nome, orçada em 320,6 mi-lhões de kwanzas.
Outro projecto é a reabilitação e expansão do sistema de abastecimento de água de Calai, avaliado em 2,60 mil milhões de kwanzas.
Ainda na província do Cuando Cubango está em curso a reabilitação e expansão do sistema de abastecimento de água do Cuango, cujo orçamento ronda os 263,2 milhões.
Na província de Cabinda, está em curso a reabilitação e expansão de sistemas de abastecimento de águas da localidade de Buco Zau, avaliado em 423,5 milhões de kwanzas.
No Bié, decorre a reabilitação e expansão do sistema de abastecimento de água do Andulo, calculado em 792,8 milhões. Está ainda em curso a reabilitação e expansão do sistema de abastecimento de água do Cuemba, na mesma província, no valor de 216,9, sendo que 9,5 milhões já foram pagos. Em termos de projectos, existe ainda a reabilitação e expansão do sistema de abastecimento de Água do Cunhinga, também no Bié, com orçamento de 18,3 milhões, dos quais nove milhões já foram pagos.
Ainda no Bié, está inscrito o projecto de reabilitação e reforço de sistema de abastecimento de Água do Cuito (2ª fase), orçado em 39,2 milhões, estando já pago 10,3 milhões.
No Bengo está em curso a reabilitação e expansão do sistema de abastecimento de água do Ambriz, no valor de 339.6 mil, a reabilitação e expansão do Sistema de Abastecimento de Água de Bula Atumba, no valor de 9,1 milhões. Na mesma província, nos Dembos, decorre a reabilitação e expansão do Sistema de abastecimento de água de Quibaxi, no valor de 557,8 milhões.
Recentemente, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, disse que os projectos em curso visam aumentar e melhorar a oferta de água tratada em todo o país, e garantir que a maior parte das famílias angolanas tenha acesso à água tratada, de modo a evitar doenças.

Tempo

Multimédia