Política

Ministro abre a segunda fase da prova de vida de ex-militares

Venâncio Victor | Malanje

O ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, procede hoje, em Malanje, à abertura da segunda fase do recadastramento e prova de vida de ex-militares, deficientes de guerra e órfãos ou familiares directos.

Fotografia: DR

A primeira fase de recadastramento teve início em Março do ano passado e encerrou em Abril do ano em curso.
João Ernesto dos Santos, que se encontra desde sábado em Malanje, manteve, neste dia, um encontro com os pensionistas locais. Esclareceu que, terminado o processo destinado aos antigos combatentes, vai dar-se início ao processo de recenseamento dos veteranos da Pátria.
“Durante longos anos, o Governo foi efectuando o recenseamento dos pensionistas, quer os dos Processos 50, 36 e 38, quer os guerrilheiros da luta de libertação de 1961. Em suma, (trata-se do registo) de todos os angolanos envolvidos em todos os processos que culminaram com a conquista da Independência Nacional”, realçou.
Com o recadastramento, esclareceu o ministro dos Antigos Com batentes e Veteranos da Pátria, pretende-se encontrar os falsos pensionistas, por forma a dar-se soluções para o problema das pensões mensais de 23 mil kwanzas, consideradas irrisórias.

Tempo

Multimédia