Política

Ministro anuncia medidas de combate à seca no Cunene

O Ministério da Energia e Águas prepara o lançamento do concurso público para a adjudicação das obras de construção de duas barragens no Cuvelai para acumular água para o consumo das populações, criação de condições para o gado, bem como para a irrigação dos campos agrícolas no Cunene.

João Baptista Borges
Fotografia: Paulo Mulaza| Edições Novembro

A medida foi anunciada ontem, no Cuito, pelo ministro João Baptista Borges, ao falar dos projectos que o Governo vai implementar para combater a seca que atinge a região do Cunene.
Em declarações à Angop, no quadro da visita de três dias ao Bié, o ministro referiu que o Executivo traçou vários projectos para serem concretizados nos próximos meses, visando aliviar os efeitos negativos da seca, que afecta as populações do Sul de Angola, em particular do Cunene.
Outro projecto, disse, está ligado à construção de um canal na zona do Cafu, para a área da Oshanas, levando a água às comunidades afectadas pela catástrofe, através de condutas.
Neste momento, segundo João Baptista Borges, o Ministério trabalha para, nos próximos dias, proceder ao lançamento do concurso público
para a adjudicação da empreitada. O projecto será implementado num prazo de três anos. Disse tratar-se de soluções técnicas de engenharia que passarão pela transferência de caudais, com a retirada de água em zonas com alguma abundância para zonas com grandes défices.

Tempo

Multimédia