Política

Ministro reafirma compromisso do combate ao cibercrime

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, reafirmou, ontem, o compromisso contínuo do Executivo no combate ao cibercrime e o propósito de cooperar com parceiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na busca de soluções internacionais para combater este fenómeno.

Fotografia: Dr

Francisco Queiroz, que discursava na cidade de Santa Maria, em Cabo Verde, na XVI Conferência de Ministros da Justiça da CPLP, sublinhou que o Governo lançou uma iniciativa visando a implementação de um centro de respostas a incidentes informáticos, com vista a garantir a segurança no espaço cibernético e promover a cooperação com órgãos afins, tendo em conta a vulnerabilidade das redes informáticas globais.
O grande desafio, disse, consiste em encontrar meios de cooperação externa para combater o cibercrime de maneira coordenada e internacionalmente articulada. Com o crescimento universal desta ameaça, referiu, tem sido visível o esforço desenvolvido pela comunidade internacional no qual se alinha a CPLP.

O ministro recordou que a conferência que decorre sob o tema "Combater o cibercrime: um novo desafio para a justiça", tem como objectivo actuar de forma coordenada e articulada no tratamento da cibercriminalidade.

Tempo

Multimédia