Política

Moxico pode ter SIAC no decorrer deste ano

José Rufino | Luena

A província do Moxico vai contar este ano com o Serviço Integrados de Atendimento ao Cidadão (SIAC), anunciou o secretário de Estado do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

Cidadãos do Moxico vão beneficiar dos serviços do SIAC
Fotografia: Vigas da Purificação | Edições Novembro

António Francisco Afonso, que falava à imprensa no término da visita de dois dias ao Luena, anunciou, para breve, a montagem da infra-estrutura que vai albergar estes serviços na província do Moxico.
O secretário de Estado disse ainda ter ido ao Luena para, junto com as autoridades governamentais locais, preparar as condições da abertura oficial, no próximo mês de Março, da formação profissional, que será presidida pelo ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social. Ao referir-se ao SIAC, o secretário de Estado afirmou que há um interesse maior por parte do Governo na abertura destes serviços. “Foi-nos indicado um espaço onde será erguido o edifício, tão logo haja as condições que facilitem o arranque da empreitada”, disse.
Segundo o governante, o Centro Doutor António Agostinho Neto, que atende os cursos de formação profissional no Moxico, recebeu obras de restauro. O mesmo aumentou a capacidade para administrar diversos cursos e garantir maior competência aos jovens que pretendem entrar no mercado de trabalho.
“A província (do Moxico) apresentou como preocupação a necessidade de ter os cursos de Mecatrónica, Soldadura, Serralharia, e os cursos de Electrotecnia e ao nível do Ministério vamos analisar, de acordo com os meios disponíveis, a forma de fazer chegar os cursos solicitados”, esclareceu.
António Afonso garantiu que o sector tem no seu plano de formação cursos profissionais que permitem que pessoas adquiram uma profissão para poderem estar em condições de enfrentar o mercado de trabalho.

Tempo

Multimédia