Política

MPLA quer empenho na busca de soluções

Garrido Fragoso e Isidoro Samutula | Dundo

O secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, destacou, ontem, no Dundo, a dinâmica do partido na procura de soluções para que o país possa sair da situação de crise económica em que se encontra.

Deputados do partido no poder avaliam as condições de vida da população do interior do país
Fotografia: Alberto Pedro | Edições Novembro

Paulo Pombolo, que chegou ontem ao Dundo, no âmbito das terceiras Jornadas Parlamentares do MPLA, que decorrem até domingo, disse esperar pelo envolvimento de toda a sociedade na busca de resultados que visam a melhoria das condições de vida da população.
Cada militante, simpatizante e amigo do partido, no local de trabalho e na comunidade, acrescentou, deve trabalhar na procura de soluções, dando contributos que possam ser valiosos para combater a crise económica.
Quanto às Jornadas Parlamentares, Paulo Pombolo indicou que as mesmas visam discutir aspectos relacionados com a intervenção dos deputados na sociedade, sobretudo com as visitas aos municípios, para permitir aos parlamentares constatar as condições socioeconómicas das comunidades.
O secretário-geral do MPLA, que trabalha no município do Lucapa, disse que pretende interagir com as instituições locais, mas fundamentalmente com a população, por constituir uma tarefa importante para que os deputados tenham conhecimento da realidade dos municípios.

Visitas de constatação
O segundo dia de visitas de constatação sobre a situação política, económica, social e produtiva nos municípios da província da Lunda-Norte, no quadro das terceiras Jornadas Parlamentares, foi ontem marcado pela deslocação de deputados aos municípios do Lucapa, Chitato, Cambulo, Lóvua e Cuilo. No total, encontram-se na Lunda-Norte cerca de 150 deputados. O primeiro grupo, que desembarcou na terça-feira, na cidade do Dundo, foi, no mesmo dia, subdividido e enviado aos municípios mais distantes da sede capital: Capenda Camulemba, Xá Muteba, Cuango, Caungula e Lubalo.

Conclusões das visitas
Em declarações à imprensa, Américo Cuononoca garantiu ter já em posse informações preliminares dos deputados, sobre a realidade social e económica dos municípios visitados. "Dos deputados já recebi informações de alguns municípios. Eles reportaram que nos mesmos existem muitas escolas e hospitais erguidos e que já funcionam, mas também apresentaram algumas dificuldades, sobretudo de acesso a algumas localidades", referiu o parlamentar, acrescentando que outras informações estão relacionadas com a necessidade de se melhorar as estradas inter-municipais e comunais para garantir, não só a circulação de pessoas e bens, mas a dinamização do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), para o qual o Executivo disponibilizou 13 mil milhões de kwanzas por ano.
No relatório preliminar, os deputados sublinham a necessidade de se reabilitar as vias rodoviárias como forma de facilitar o escoamento da produção agrícola para os grandes centros de consumo.
Apesar de não ter especificado o nome dos municípios já avaliados, Américo Cuononoca disse que nestas localidades os parlamentares abraçaram conselhos, opiniões e sugestões das autoridades tradicionais e eclesiásticas, incluindo da sociedade civil.

Escolha da Lunda-Norte
Interrogado sobre os motivos da realização das jornadas na Lunda-Norte, Américo Cuononoca explicou que foi, sobretudo, pelo facto desta província ser estratégica do ponto de vista económico e político. A escolha, acrescentou, também recaiu no facto de a Lunda-Norte ter uma população activa e trabalhadora, que confia nas acções do Executivo.
Segundo Américo Cuononoca, os deputados também vieram à Lunda-Norte para se prepararem para os grandes desafios do partido, sobretudo a realização das eleições autárquicas, que devem acontecer no próximo ano.
Sublinhou que a avaliação dos municípios que devem passar a autarquias também constou do programa de trabalho dos parlamentares nos diferentes municípios da Lunda-Norte. "As autarquias têm ligação com o desenvolvimento económico de cada região. Logo, o crescimento económico deve ser aliado às autarquias", afirmou.
Os deputados efectuam hoje o balanço das visitas efectuadas nos municípios. Ainda hoje, ao final da tarde, todos os parlamentares deverão estar concentrados na capital da Lunda-Norte, para avaliação, em conjunto, da realidade política, social e económica dos municípios visitados.
Américo Cuononoca disse que depois do balanço sobre a realidade económica e so-cial dos dez municípios, será preparado um relatório circunstanciado sobre as visitas, para ser presente à direcção do partido.
Amanhã, será feita a abertura e início oficial dos trabalhos das terceiras Jornadas Parlamentares.

Tempo

Multimédia