Política

Novas notas do kwanza até Junho

Edna Dala

As novas notas de kwanza entram em circulação até ao fim da primeira metade deste ano, anunciou, segunda-feira, em Luanda, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA).

Fotografia: Dr

José de Lima Massano prestou a informação, na Assembleia Nacional, durante a discussão, na especialidade, da Lei que autoriza o BNA a emitir e pôr em circulação uma nova família de notas da moeda nacional.

O governador do Banco Central confirmou que a efígie (representação de uma pessoa numa moeda) passa a contar apenas com o rosto do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, ao contrário da actual que inclui a do ex-Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.
José de Lima Massano confirmou, igualmente, que se mantêm nas notas as figuras do pensador e da insígnia da República. As propostas de colocação da Bandeira Nacional, bem como da expressão da cultura Côkwe “Samanhonga”, ficaram de parte. As notas de cinco mil kwanzas vão trazer um holograma da máscara dos bakama, figura da cultura de Cabinda.
O governador do BNA pediu paciência quanto à divulgação da data exacta de entrada em circulação das novas notas. “Temos de esperar pela fase da votação final (da lei). Só depois disto teremos condições de anunciar o calendário”, disse.

Tempo

Multimédia