Política

Oficiais idóneos devem integrar órgãos de direcção

Garrido Fragoso

A imagem das Forças Armadas Angolanas (FAA) passa pela operacionalização dos mecanismos de actuação da Polícia Militar, cujos órgãos de direcção devem ser integrados por oficiais idóneos, conhecedores das leis e regulamentos militares, declarou ontem, em Luanda, o segundo  comandante do Exército, tenente-general Jeacks Raúl.

Jeacks Raúl, segundo comandante do Exército
Fotografia: Mota Ambrósio | Edições Novembro

Discursando no acto central das comemorações do 26.º  aniversário da Polícia Militar, que decorreu no Regimento deste órgão, Jeacks Raúl lembrou o “importante papel” desta instituição na fiscalização da legalidade e manutenção da disciplina no seio das tropas, em estreita colaboração com a Polícia Judiciária Militar e outros da cadeia jurídico-militar.
A alta patente das Forças Armadas Angolanas defendeu a realização de campanhas de sensibilização , educação e esclarecimento das tropas para a necessidade da mudança de atitudes em relação ao trabalho, gestão eficiente dos meios técnicos, materiais e financeiros.
“Se os gestores militares não tiverem suficiente idoneidade de encarar com responsabilidade  a gestão dos meios e equipamentos militares, as missões atribuídas não serão alcançadas com a perfeição necessária”, referiu o general das FAA, recordando que se a economia do país não for estabilizada , as Forças Armadas não poderão adquirir os meios  e os equipamentos modernos de que necessitam para manter a defesa da Pátria e a soberania nacional.
A cerimónia do 26.º aniversário da Polícia Militar também foi marcada com a entrega de menções honrosas aos militares destacados. Dois militares já reformados, acima dos 60 anos, foram agraciados com bicicletas.
Para o chefe da direcção da Polícia Militar, tenente-general Rui Apache, os polícias militares devem ser o espelho de organização e disciplina para os restantes membros das Forças Armadas.Apontou problemas logísticos e técnicos como principais dificuldades do órgão.

 

Tempo

Multimédia