Política

Paul Kagamé conta com Angola nas reformas na União Africana

O Chefe de Estado do Ru­anda, Paul Kagame,que assume este mês a presidência rotativa da União Africana, quer contar com o Presidente João Lourenço para avançar com as reformas que pretende implementar na organização.

Ministra ruandesa dos Negócios Estrangeiros e Cooperação
Fotografia: Francisco Bernardo | Edições Novembro

O desejo vem expresso numa mensagem entregue ontem, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, ao Chefe de Estado angolano, pela ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Louise Mushikiwabo. A mi­nistra afirmou que os dois Presidentes têm ideias convergentes sobre as reformas necessárias na União Africana, para colocar o continente no “lugar que merece”. 
“O Presidente Paul Kagame pretende contar com parceiros estratégicos e Angola é um deles”, disse a ministra, sublinhando que o líder ruandês aproveitou também para felicitar o trabalho de Angola nas organizações em que está inserida e as medidas para acabar com a pobreza no país e no continente.
Louise Mushikiwabo, que esteve acompanhada do homólogo Manuel Augusto, afirmou que os dois Presidentes também defendem posições comuns sobre o crescimento e o desenvolvimento do continente.
O Presidente Paul Kagame assume a presidência rotativa da União Africana na 29.ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana. Angola concorre a membro do Conselho de Paz e Segurança da organização. 
O Presidente da República, João Lourenço, discursa pela primeira vez como Chefe do Estado na cimeira da organização, desde que foi eleito a 23 de Agosto do ano passado. O Conselho de Paz e Segurança da organização é um órgão permanente para a prevenção, gestão e resolução de conflitos. É um mecanismo principal da União Africana para a promoção da paz, segurança e estabilidade em África.
Na cimeira de Janeiro do ano passado, os Estados-membros escolheram Alpha Condé, da Guiné-Conacri, presidente da organização, no âmbito da rotatividade geográfica.

Tempo

Multimédia