Política

Polícia equipada com novos helicópteros

André da Costa

Meios aéreos para apoiar combate à criminalidade

Política
Polícia equipada com novos helicópteros
Fotografia: Jornal de Angola

O comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, procedeu ontem, em Luanda, à entrega de quatro novos helicópteros ao Comando da Esquadra de Helicópteros da Polícia, que vão ajudar no combate à criminalidade.

O acto decorreu nas instalações do Comando da Esquadra de Helicópteros da Polícia Nacional, localizado no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

O comandante-geral da Polícia Nacional afirmou, na ocasião, que os novos helicópteros vão contribuir para o combate à criminalidade e são uma mais-valia para as forças que se encontram em terra, devido à sua rápida mobilidade. Os helicópteros são importantes em acções de localização de viaturas furtadas e na perseguição a grupos de marginais.
O comandante-geral da Polícia Nacional afirmou que a corporação vai continuar a ser equipada, com a intenção de garantir maior segurança às populações.

Os novos helicópteros são de marca Ecureil B3, de fabrico francês, e chegaram a Luanda via África do Sul, afirmou o chefe da segurança de voo, intendente Domingos António Gomes. Os aparelhos vão ser usados no reforço da capacidade operativa da Esquadra de Helicópteros, para aumentarem o apoio às unidades operativas da Polícia Nacional. Os meios aéreos vão igualmente permitir apoio aos comandos provinciais da Polícia Nacional, Serviços de Protecção Civil e aos organismos do Estado, sempre que solicitados ao Comando-Geral da Polícia Nacional. “Os helicópteros são potentes”, disse o intendente Domingos António Gomes, acrescentando que têm capacidade para seis pessoas, incluindo pilotos.

Domingos Gomes afirmou que é intenção do Ministério do Interior e do Comando-Geral da Polícia Nacional criar bases regionais que permitam a descentralização dos serviços da Esquadra de Helicópteros. A primeira base, segundo o chefe de segurança de voo, vai ser construída na província do Huambo.

O comando da Esquadra de Helicópteros tem como comandante o piloto-instrutor, subcomissário João Lello. A Esquadra tem dez helicópteros dos quais cinco de marca Dalfim N2 e um é ambulância. Outros cinco aparelhos são de marca Ecureil e funcionam em todo o território nacional.

Tempo

Multimédia