Política

PR quer justiça militar a servir melhor as FAA

João Dias

O Presidente da República, João Lourenço, recomendou hoje, em Luanda, a necessidade de a Justiça Militar estar à altura da importância das Forças Armadas Angolanas, a fim de servir, não só a instituição castrense, mas também a sociedade, no geral.

João Lourenço considerou fundamental que a justiça militar atinja níveis de eficácia
Fotografia: Mota Ambrósio | Edições Novembro

Ao falar na cerimónia em que conferiu posse a seis juízes do Supremo Tribunal Militar, o Chefe de Estado reconheceu a importância das Forças Armadas Angolanas, enquanto instituição do Estado. "Esperamos que os juízes do Tribunal Militar procurem colocar a justiça militar a servir mais as Forças Armadas. E, por força disso, servirem melhor a sociedade angolana", sublinhou.

Em face disso, considerou fundamental que a Justiça Militar atinja níveis de eficácia que respondam às necessidades e exigências daquela instituição. "Gostaríamos que a justiça militar estivesse à altura da importância desta instituição, a exemplo do que já vem acontecendo com os tribunais civis", afirmou João Lourenço.

O Presidente da República reconheceu, também que, ultimamente, os tribunais comuns têm ganhado um novo protagonismo.

João Lourenço felicitou os juízes, a quem desejou sucessos nas tarefas que, desde hoje, passaram a desempenhar. A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre do Palácio Presidencial, foi testemunhada pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, juízes presidentes dos tribunais Supremo, Joel Leonardo, e de Contas, Exalgina Gâmboa.

Foram empossados o juiz conselheiro presidente do Supremo Tribunal Militar, Cristo António Salvador Alberto, o juiz-conselheiro vice-presidente, Gabriel João Nsoki, e os juízes conselheiros Celestino Manuel, Francisco Mota Mariano e Hilário Capitão Miguel.

O vice-procurador geral da República para a Esfera Militar, António Gonçalves Leitão Ribeiro foi, igualmente, empossado hoje.

 Vice-governadores

Numa outra cerimónia, também no Salão Nobre do Palácio Presidencial, o Presidente João Lourenço conferiu posse aos vice-governadores do Moxico, Victor Silva, que assume o sector politico, económico e social e Wilson Ângelo Chinhama Augusto, para a área dos Serviços Técnicos e Infra-estruturas. Ambos foram nomeados no dia 21 de Fevereiro.

Num acto, muito breve, João Lourenço desejou sucesso aos empossados nas tarefas que passam a desempenhar na província do Moxico.

 

Tempo

Multimédia