Política

Presidente convidado para Cimeira de Sochi

O Presidente da República, João Lourenço, foi convidado formalmente a participar na Cimeira Rússia-África, a ter lugar a 24 de Outubro, na cidade de Sochi, Sudoeste daquele país.

Embaixador russo foi recebido pelo líder do Parlamento
Fotografia: Angop

O convite foi anunciado, em Luanda, pelo embaixador da Federação Russa em Angola, Vladimir Tararov, à saída de um encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
“Já formulámos o convite ao Presidente João Lourenço, para participar na Cimeira Rússia-África”, disse o diplomata. Salientou que o convite foi formulado pessoalmente pelo Presidente Vladimir Putin ao homólogo angolano, no início do mês em curso, em Moscovo.
O diplomata disse que aquele país espera ansiosamente a participação do Chefe de Estado angolano na referida Cimeira, “porque temos mais acordos por assinar no domínio político, económico e social”. O diplomata disse ser necessário prosseguir com o cronograma de acordos já assinados, durante a visita do Presidente angolano à Federação Russa.
As autoridades da Federação Russa endereçaram também um convite ao presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, para participar no Fórum Internacional Parlamentar, que vai ter lugar em Junho deste ano, em Moscovo.
Vladimir Tararov informou que as relações parlamentares entre os dois países estão a desenvolver-se consideravelmente.
A cidade de São Petersburgo, na Rússia, acolhe igualmente um Fórum Internacional Económico, em que se espera também a participação de uma delegação angolana de alto nível.

Nova era de cooperação
O embaixador da Federação Russa em Angola, Vladimir Tararov informou que Angola e a Rússia entraram numa nova etapa de relacionamento, caracterizada pela assinatura de acordos mutuamente vantajosos.

Tempo

Multimédia