Política

Presidente da República reinaugura aeroporto Joaquim Kapango

Após 24 meses de obras de reabilitação, modernização e apetrechamento, o aeroporto "Joaquim Kapango", na cidade do Cuito, província do Bié, foi reinaugurado hoje, pelo Presidente da República, João Lourenço. As obras de reabilitação, a cargo de uma construtora chinesa, estão avaliadas em 45 milhões de dólares que compreende um terminal de passageiros, edifício de operações, torre de controlo, a uma central eléctrica, parque de estacionamento e ao terminal de cargas.

João Lourenço, hoje de manhã, no Cuemba na inauguração do hospital regional
Fotografia: DR

Com uma pista de dois mil e 500 metros de comprimento, o “Joaquim Kapango” está agora preparado para receber aviões do tipo Boeing 737capacitado e movimentar 360 passageiros por dia. Ainda hoje, João Lourenço visita o Hospital Provincial do Bié, uma unidade que atende diariamente mais de 100 pacientes.

No período da manhã, o Chefe de Estado, inaugurou o hospital regional do município do Cuemba, no início da visita de trabalho de dois dias à província do Bié. A unidade hospitalar, apetrechada com equipamentos modernos, ficou orçada em nove milhões de dólares e vai atender pacientes das províncias do Bié, Moxico, Cuando Cubango, Lundas Norte e Sul.

O empreendimento contempla, entre outros, serviços de hemodiálise, cirurgia, pediatria, maternidade, raio X, oftalmologia, testes de VIH/SIDA e aconselhamento, bem como uma morgue e área para tratamento de doenças infecciosas.

Após o corte da fita, o Presidente João Lourenço dirigiu-se à população, a quem pediu para cuidar bem da estrutura hospitalar. “Tratem bem do hospital, não o danifiquem. Tratem também bem do pessoal médico e os enfermeiros que vos assistem, porque sem eles os vossos problemas de saúde não ficam resolvidos (…)”, observou.

Informou, na ocasião, que esforços foram feitos não apenas na construção do edifício, mas também no seu apetrechamento com aparelhos modernos e pessoal médico e enfermeiros capacitados.

O hospital regional do Cuemba conta com 23 enfermeiros e 10 médicos.O Chefe de Estado disse ser obrigação do Estado trazer para junto da população as melhores condições para que seja educada e assistida do ponto de vista médico.

O município do Cuemba, que dista cerca de 170 quilómetros a Leste da cidade do Cuito (Bié), tem uma população estimada em 61 mil 978 habitantes distribuídos por três comunas, nomeadamente, Sachinemuna, Munhango e Luando.

Tempo

Multimédia