Política

Presidente felicita Imperador do Japão

Uma mensagem do Presidente da República, João Lourenço, na qual manifesta o desejo do reforço da cooperação bilateral, foi entregue ontem, em Tóquio (Japão), ao Imperador Naruhito.

Fotografia: DR

O documento foi entregue pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso, à margem da cerimónia de entronização do novo Imperador japonês, que foi presenciada por representantes de cerca de 170 países.
Na missiva, o Presidente desejou felicidades ao soberano nipónico, que sucede ao pai, o Imperador Emérito Akito.
O novo soberano da monarquia mais antiga do mundo, de 59 anos, tornou-se no 126º imperador no dia 1 de Maio do corrente ano. Foi entronizado ontem numa cerimónia testemunhada por mais de duas mil pessoas, incluindo Chefes de Estado e representantes de 180 países.
A cooperação político-diplomática entre os dois países foi estabelecida em 1976. A Embaixada de Angola no Japão foi inaugurada em 2000 e a do Japão em Angola em 2005. O investimento mais conhecido nos últimos anos do Japão em Angola é o financiamento à reconstrução do Porto no Namibe, avaliado em cerca de 600 milhões de dólares. Angola importa do Japão automóveis, máquinas, produtos de aço e outros. O Japão compra a Angola sobretudo petróleo.

Tempo

Multimédia