Política

Presidente distinguido pelos líderes da SADC

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi homenageado anteontem durante a 37ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorreu na cidade de Pretória, África do Sul.

África Austral reconhece feitos do Chefe de Estado
Fotografia: Gulshan Khan | AFP

O chefe de Estado angolano foi um dos subscritores do tratado que cria a SADCC, em 1980, ao lado de outros líderes como Julius Nyerere, Keneth Kaunda, Samora Machel e Robert Mugabe, que também assinou o documento no dia 1 de Abril de 1980, 17 dias antes do Zimbabwe se tornar independente.
Nas suas intervenções, os Presidentes da África do Sul, Jacob Zuma, e da Namíbia, H. Geingob, destacaram o  papel que o líder angolano desempenhou para a fundação, dinamização e prestígio da SADC, herdeira da SADCC. Zuma e Geingob sublinharam que José Eduardo dos Santos esteve em todas as etapas decisivas da organização e deu valiosa contribuição para as mudanças geopolíticas ocorridas na África Austral. No comunicado final da 37ª Cimeira da SADC, lido pela Secretária Executiva, os líderes da África Austral renderam homenagem ao Chefe de Estado angolano pelo “trabalho que desenvolveu para o sucesso da organização  e à causa da liberdade dos povos da região antes e depois da derrota das forças do Apartheid”. Em declarações à imprensa, após a sessão, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, disse que o Presidente José Eduardo dos Santos é “digno da homenagem pelo excelente trabalho que fez  para o desenvolvimento e pelo prestígio da região SADC”.
O processo de isenção de vistos nos Estados SADC, a instituição do feriado regional, criação de uma fundação para homenagear os países fundadores da SADC, cooperação entre a SADC e a Federação da Rússia, admissão de novos membros (pedidos do Burundi e das Ilhas Comores) estiveram em discussão. Foi ainda analisada a questão de realização de uma conferência da SADC em solidariedade com a República Árabe Sarawi Democrática (Sahara Ocidental) estiveram igualmente em análise na reunião dos Chefes das Diplomacias da SADC.

Tempo

Multimédia