Política

Presidente do Zimbabwe inicia hoje visita oficial

O Chefe de Estado do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, chega hoje a Luanda para abordar, com o seu homólogo João Lourenço, questões relativas à situação política reinante no seu país, mormente o estado de preparação das eleições presidenciais deste ano, com vista a legitimar a transição em curso.

Presidente do Zimbabwe Emmerson Mnangagwa
Fotografia: AFP |

João Lourenço preside actualmente ao Órgão para Política, Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Em Dezembro último, o Presidente João Lourenço recebeu, em audiência, no Palácio da Cidade Alta, em Luanda, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabwe, Subusiso Moyo. As eleições no Zimbabwe, tema abordado no encontro, acontecem em Março deste ano e está já em curso o processo de introdução dos dados biométricos para o registo dos eleitores. Na ocasião, o ministro dos Negócios Estrangeiros zimbabweano entregou ao Chefe de Estado   uma mensagem do Presidente Emmerson Mnangagwa. Um dos 16 Estados membros da SADC, o Zimbabwe está a tentar recuperar da instabilidade política que o país viveu desde 3 de Novembro do ano passado e que culminou com a renúncia do Presidente Robert Mugabe, após 37 anos no poder.
Mnangagwa, que também assumiu a presidência da ZANU-PF, é candidato do partido no poder às presidenciais de Março. Ele tomou posse no dia 24 de Novembro último, como Presidente do Zimbabwe, para o período de transição. Na altura da crise política, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, convocou uma reunião para encontrar soluções para a situação no Zimbabwe.
O encontro juntou, em Luanda, o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, e o Chefe de Estado da Zâmbia, Edgar Lungu.

Tempo

Multimédia