Política

Programa de investimentos públicos tem balanço positivo

João Constantino e Delfina Victorino|Cuito

O governador do Bié, Pereira Alfredo, considerou ontem de positivo o balanço da execução do programa de investimentos públicos de 2018, embora tenha reconhecido “momentos críticos”, impostos pela crise económica e financeira.

Fotografia: DR

“O balanço que fazemos do ano de 2018 é positivo, por um lado, e por outro lado, coloca-nos desafios que devem ser alcançados ao longo do exercício económico de 2019”, afirmou Pereira Alfredo, que falava na abertura da oitava reunião do Governo.
Entre os desafios deste ano, o governador destacou a preparação de condições para a realização das eleições autárquicas, previstas para 2020.
O governador exigiu o aperfeiçoamento permanente da gestão dos recursos públicos, que considerou cada vez mais escassos, com vista a melhorar a qualidade das despesas e a adopção de uma gestão profissional  e responsável. Pereira Alfredo pediu uma gestão pública participativa, que leve a uma compreensão das questões e as necessidades reais dos cidadãos.
O governador considerou que houve um “bom aproveitamento do ano lectivo no ensino primário”, apontando ser este um bom indicador do sucesso escolar. Mas lamentou as desistências na ordem de mais de 11 por cento.
“O balanço provisório do ano lectivo 2018/2019 ressalta o aproveitamento escolar, da iniciação ao segundo ciclo do ensino geral, que se cifrou na ordem dos 77 por cento e uma taxa de abandono escolar na ordem de 11,26 por cento, motivado por vários factores”, afirmou.

Tempo

Multimédia