Política

Rajoy cancela visita a Angola

A visita do primeiro-ministro de Espanha, Mariano Rajoy, a Angola, prevista para os dias 25 e 26 deste mês, foi cancelada, anunciou ontem a Embaixada de Espanha.

Presidente do Governo do Reino de Espanha, Mariano Rajoy
Fotografia: DR

De acordo com um comunicado da representação di-plomática espanhola, o cancelamento deve-se a “razões graves de política interna”.
O Governo espanhol confirmou no princípio deste mês que Mariano Rajoy recebeu um convite do Chefe do Estado angolano, João Lourenço.
As trocas comerciais entre Angola e Espanha ascenderam  a 864 milhões de euros nos últimos cinco anos, com destaque para os sectores da energia, água, telecomunicações, petróleos, transportes, indústria, minas e turismo.
Em 2017, o Presidente da República, João Lourenço, ainda na qualidade de ministro da Defesa Nacional,  efectuou uma visita a Espanha.
Em Fevereiro passado, o secretário de Estado dos As-suntos Exteriores espanhol, Ildefonso Castro, disse em Luanda que Angola é um im-portante parceiro comercial do seu país e que é desejo de o Governo   espanhol alargar as trocas comerciais com An-gola nos domínios da Agricultura e das Pescas.
Angola ė o segundo maior exportador da África Subsaariana para o Reino de Espanha (exporta petróleo, pescado e minério). Os dois países são parceiros em várias organizações internacionais em que são membros.

Tempo

Multimédia