Política

Secretário-geral reúne em Luanda

O secretário-geral da Internacional Socialista, Luis Ayala, reúne-se hoje em Luanda com uma delegação do MPLA, encabeçada pelo vice-presidente do partido, Roberto de Almeida.

Vice-presidente do MPLA Roberto de Almeida
Fotografia: JA

Durante a sua estada na capital angolana, o chileno vai manter encontros de trabalho amanhã com a deputada Exalgina Gamboa, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Comunidades Angolanas no Exterior da Assembleia Nacional, e com a Direcção do Comité Provincial de Luanda do MPLA.
O MPLA detém uma das vice-presidências da organização. O cargo é ocupado Julião Mateus Paulo, secretário-geral do partido governante em Angola. Dino Matrosse participou em Setembro passado na reunião de cúpula da IS em Nova Iorque, na qual se discutiu acções e futuras iniciativas na visão social-democrata, que podem ser tomadas a nível das organizações e partidos nos momentos críticos da conjuntura internacional.
A reunião discutiu “As lutas para conquistar novas democracias no Mundo e outros desenvolvimentos afins, na busca de liberdades, direitos, paz e segurança”, “O compromisso social-democrata para pôr fim à pobreza e em favor da igualdade”, a “Nossa contribuição para a agenda de desenvolvimento pós-2015” e “O compromisso social-democrata e actuais e futuras iniciativas da Internacional Socialista, definindo ênfases e prioridades”.
A Internacional Socialista é uma organização mundial dos partidos políticos sociais-democratas, socialistas e trabalhistas, que foi fundada a 3 de Junho de 1951. O grego George Papandreou preside à organização desde 2006.

Tempo

Multimédia