Política

Troços reabilitados na província do Uíge

A constatação das obras (estradas e habitações) começou em Quitexe, no troço entre essa circunscrição e o município de Ambuila, num percurso de 76 quilómetros a sul da cidade do Uíge, onde vão ser construídas duas pontes e reabilitada uma outra, assim como 75 passagens hidráulicas.

Secretário de Estado António Flor visitou obras no Uíge
Fotografia: Mavitidi Mulaza | Edições Novembro

Iniciada em 2016, a empreitada a cargo da construtora chinesa CTCE, conta com uma mão-de-obra composta por 170 técnicos, entre angolanos e expatriados, que já executaram a terraplanagem de 20 quilómetros da estrada, cuja inauguração está prevista para o próximo ano.
Depois de Quitexe, António Teixeira Flor deslocou-se com o mesmo objectivo ao Songo, para constatar o troço que liga aquele município à cidade do Uíge, num percurso de 40 quilómetros.
Com 34 quilómetros já concluídos, a empreitada da estrada Uíge/Songo teve início em 2014, a cargo da construtora brasileira "Minuila", envolvendo 115 trabalhadores, entre angolanos e expatriados. Na sede do Songo, o secretário de Estado para Construção manteve um breve contacto com a administradora local, Adelina Alexandre Pinto, com o director executivo de Minuila, Adriano Dzazio, assim como com autoridades tradicionais. />Já na cidade do Uíge, o governador Paulo Pombolo juntou-se à caravana do secretário, que começou por visitar o projecto de construção de 500 casas sociais, nas imediações da centralidade do Kilumosso, periferia da cidade do Uíge. Constam das 500 casas sociais, 200 moradias T2 e 300 outras T3, estando já concluídas 102, que servirão para acomodar as famílias que serão desalojadas das zonas de riscos.
A edificação das residências, a cargo da empresa CRBC, teve início a 15 de Maio do ano em curso, contemplando redes técnicas, de drenagem, distribuição de água potável, de energia eléctrica, entre outras. A visita do secretário de Estado para Construção terminou no estádio 4 de Janeiro, centro da cidade do Uíge, onde avaliou o seu estado para uma possível reabilitação.

Tempo

Multimédia