Política

Um dia para relembrar contextos de mudança

Miguel Gomes

O primeiro painel do se-gundo dia do Colóquio Internacional da História do MPLA foi reservado ao tema “MPLA - Partido do Trabalho e os Desafios do Estado Angolano (1980 – 1985)”, que teve como conferencista o docente universitário e economista Vicente Pinto de Andrade, que, na ocasião, descreveu as diferentes políticas económicas adoptadas durante o período analisado.

Alves da Rocha falou das estratégias políticas e económicas
Fotografia: DR

O segundo orador foi o economista Alves da Rocha, pesquisador e docente da Universidade Católica de Angola (UCAN) e coordenador do Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC) da mesma instituição, que discorreu sobre o tema “O I Congresso Ex-traordinário do MPLA (1980) e as estratégias nos domínios Político, Económico e Social”.
O docente universitário dividiu a sua comunicação em três momentos fundamentais, entre os quais abordou a conquista da Inde-
pendência, a edificação de um estado democrático popular e os objectivos económicos, sociais e políticos definidos no I Congresso Extraordinário de 1980.
Para o economista, aconteceram diversas falhas ao longo do período de inspiração socialista, nomeadamente, a ausência de uma coordenação central dos programas económicos, facto que provocou uma dispersão de iniciativas que não atingiram os objectivos iniciais. Durante o referido congresso, ficaram evidentes as falhas também no sector social, nomeadamente, ao nível da saúde e do combate à pobreza.
Apesar de algum crescimento económico pós-1977, mesmo num contexto de conflito interno (com ligações internacionais), as políticas públicas desenhadas naquela altura precisaram de ser reformadas. É neste contexto que surge o SEF - Saneamento Económico e Financeiro.
O programa foi analisado por Mário Nelson - fazia parte da equipa que o implementou -, que contou, com bastante pormenor, as ideias que fundamentaram as mudanças - já com a perspectiva de uma abertura económica descentralizada e de mercado.

Tempo

Multimédia