Política

UNITA e PRS realizam formação sobre autarquias

Weza Pascoal | Menongue

O Executivo tem todas as condições para que as eleições autárquicas possam ser realizadas em 2020 em todos os municípios, para garantir o desenvolvimento económico e social com igualdade, afirmaram ontem, em Menongue, Cuando Cubango, responsáveis das organizações juvenis da UNITA (JURA) e do PRS (JURS).

Membros da organização juvenil da UNITA
Fotografia: Edições Novembro

Reunidos numa conferência sobre a institucionalização das autarquias locais em Angola, promovida pela JURA, os jovens dos dois partidos acrescentaram que a implementação do poder autárquico deve atribuir os mesmos direitos a todos os municípios e cidadãos.
 Segundo o secretário provincial para a mobilização da JURA, Cardoso Tchacussungama, a juventude da UNITA defende a implementação das autarquias em todos os municípios, sem excepção. “Temos a visão de que as autarquias devem incluir e não excluir, tendo em conta que todos somos iguais perante a lei”, disse.
O responsável pela Juventude de Renovação Social (JURS), Félix Upite, disse que o partido defende a implementação das autarquias em todos os municípios, visto que a Constituição da República diz que todos os cidadãos são iguais perante a lei e devem partilhar dos mesmos direitos. “Acreditamos que o partido no poder está totalmente preparado para a implementação das autarquias em 2020”, disse.
O Estado, acrescentou, deve criar um fundo para garantir a sustentabilidade das autarquias, para que estas venham impulsionar o desenvolvimento de todo o território nacional. Elias Mavoca Tchingondo, que foi o prelector, explicou que a implementação das autarquias em todos os municípios, defendida pela UNITA e pelo PRS, vai permitir que as administrações municipais deixem de ser estruturas do governo e possam distribuir melhor os seus recursos para o bem-estar da população.
Os dirigentes da JURA e da JURS lamentaram a ausência da JMPLA e da Juventude Patriótica de Angola (JPA), organização juvenil da CASA-CE, que também foram convidados.

Tempo

Multimédia