Política

Vice-Presidente recebe membros de associações

Arcângela Rodrigues

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, recebeu, ontem, em audiências separadas, membros das organizações “Saúde Mental em Linha” e da “startup” de tecnologia Qbinary, com quem abordou questões relacionadas com os respectivos projectos.

Fotografia: Santos Pedro| Edições Novembro

Segundo o presidente da Associação Angolana de Saúde Mental, João Caratão, o projecto “Saúde Mental em Linha” foi criado devido à pandemia da Covid-19. Trata-se, explicou, de uma iniciativa de profissionais da Associação Angolana de Saúde Mental, que oferece apoio psicológico, de forma gratuita, a todas as pessoas que solicitarem o serviço, por via telefónica.

João Caratão explicou que durante o encontro uma das preocupações que apresentaram foi a criação de uma linha de atendimento gratuito, onde as pessoas possam ligar, sem qualquer custo.

Segundo o responsável, o Vice-Presidente da República ofereceu o apoio e a qualquer altura este problema pode ser solucionado.

O projecto funciona desde o dia 15 de Maio e atende, por semana, dezenas de utentes de vários pontos do país.

O director administrativo da empresa Qbinary, Serafim Guialo, explicou que a instituição desenvolveu um sistema de automatização escolar (SAPE).

Trata-se de um sistema inovador e integra as áreas de ensino da iniciação até ao médio, desde a realização de inscrições, matrículas, consultas de pautas, calendários de exames, entre outros serviços.

Tempo

Multimédia