Política

Vice-Presidente recebe embaixadora da Namíbia

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, recebeu ontem, em audiência, a embaixadora da Namíbia em Angola, Grace Ndadaleka Uushona, que, estando em fim de missão, apresentou cumprimentos de despedida.

Grace Uushona apresentou cumprimentos de despedida
Fotografia: DR

Durante o encontro com o Vice-Presidente, a diplomata namibiana agradeceu o apoio e a atenção das autoridades angolanas, ao longo do seu mandato, e reafirmou o desejo de ver fortalecidos a cooperação e os laços de irmandade entre os dois povos e países.
As relações entre Angola e a Namíbia ficaram mais reforçadas em Maio deste ano, com a visita do Presidente João Lourenço ao país vizinho. Em Windhoek, o Chefe de Estado, para além de ter mantido um encontro com o homólogo Hage Geingob, com quem passou em revista o estado das relações bilaterais e questões de interesse regional e internacional, foi distinguido com a Medalha de ordem de primeiro grau, a mais alta da Namíbia, pelo seu contributo na luta de libertação nacional, paz, justiça e independência daquele país.
João Lourenço foi o 10º estadista a ser condecorado com a mais medalha de ordem da Namíbia, tendo manifestado profundo agradecimento às autoridades namibianas pelo gesto. O Presidente da República rendeu, igualmente, no Monumento dos Heróis, na capital namibiana, homenagem aos mais de 600 refugiados namibianos, na sua maioria crianças e mulheres, massacradas nas localidades de Cassinga e Chetequera, no interior de Angola, pelo então exército racista sul-africano do Apartheid.
Ao longo das conversa-ções oficiais, os dois estadistas assumiram o compromisso de erguer, em breve, dois monumentos nas localidades de Cassinga (Huíla) e Chetequera (Cunene), para homenagear às vítimas do massacre de Cassinga, protagonizado pelo apartheid.

Tempo

Multimédia