Províncias

Abastecimento de água está a registar melhorias

Os trabalhos da primeira fase do programa “Águas do Lubango”, iniciados em 2008, são concluídos em Abril deste ano, anunciou o director provincial de Energia e Águas, Abel Costa.

Milhares de pessoas deixaram de recorrer aos rios à procura de água para consumo diário
Fotografia: Jornal de Angola

Em declarações à Angop, na cidade do Lubango, a propósito dos programas do sector para 2014, o responsável disse que a primeira fase da empreitada contemplou a colocação de uma nova rede de canalização de água.
A segunda fase, informou, vai abranger os bairros Minhota, Benfica e Santo António, numa extensão de cerca de 50 quilómetros de tubagem, etapa que deve ser concluída em 2015. O programa “Águas do Lubango” já beneficia mais de 50 mil habitantes da capital da província da Huíla, com maior realce para os bairros “A Luta Continua”, “Ferroviário”, “Sofrio” e “Comandante N'zaji”.
O projecto consiste na construção de 265 sistemas de captação, com capacidade de bombear 400 metros cúbicos de água por hora, cada uma das máquinas.
“O projecto está a apresentar resultados satisfatórios, atendendo que está a permitir às famílias abrangidas pelo programa consumirem água potável de boa qualidade”, referiu. O município do Lubango possui uma superfície territorial de 3.040 quilómetros quadrados e uma população estimada em um milhão e meio de habitantes.

Tempo

Multimédia