Províncias

Administrações passam a gerir ensino primário

João salvo | Saurimo

O Governo Provincial da Lunda Sul decidiu transferir a gestão do ensino primário na região para as administrações municipais.
Num encontro com responsáveis locais da Educação e das administrações municipais, realizado ontem em Saurimo, a governadora Cândida Narciso explicou que a iniciativa visa melhorar o funcionamento dos serviços escolares.

Fotografia: JAIMAGEM

A governadora provincial disse que a aplicação deste modelo de gestão vai permitir elevar a qualidade do trabalho administrativo.
Cândida Narciso afirmou que a educação constitui uma das prioridades do governo e considera que, por ser um sector transversal à sociedade e com diferentes intervenientes, desde os pais e encarregados de educação até às instituições religiosas, “todos têm o seu peso específico na instrução das novas gerações”.
A governadora provincial sustenta a necessidade de os adultos, em particular os pais e professores, assumirem um comportamento social exemplar, por serem vistos como modelo pelos filhos e as crianças em geral. As administrações municipais da Lunda Sul matricularam neste ano lectivo 169.509 alunos, que frequentam aulas ministradas por 1.706 professores.
Estatísticas oficiais referem que o município de Saurimo matriculou 120.371 alunos do ensino primário, sendo o maior número na Lunda Sul. Cacolo admitiu 13.814 alunos, Dala 17.499 e Muconda 17.825.

Tempo

Multimédia